7 Dicas para entender e educar filhos adolescentes

Até os anos 1960 educar filhos adolescentes se dava através de um rígido código moral, pois os pais eram autoritários e disciplinadores, a religião impunha moral e costumes castradores e a escola adotava uma disciplina dura e punitiva.

Os jovens se inseriam facilmente na sociedade e no mercado de trabalho e, muito cedo, estavam prontos para exercer seus diferentes papéis sociais.

 

Entender e educar filhos adolescentes não é tarefa fácil

O problema é que essa educação era muito repressiva e moralista, deixando pouco espaço para as vivências, manifestações e vontades pessoais, o que gerava conflitos e traumas psicológicos.

As gerações subsequentes quiseram dar aos filhos uma educação diferente daquela que receberam, mas hoje os pais se dizem perdidos e sem saber como agir. Proporcionam aos filhos boas escolas, viagens, roupas da moda, lazer e liberdade, mas reclamam da dificuldade deles em assumir compromissos e obrigações, da ausência de foco e objetivos de vida, da insegurança e do tédio. Ao mesmo tempo, buscam o prazer em festas, baladas, compras, sexo, bebidas e drogas. O que é preciso saber para lidar com isso?

 

Como educar os filhos adolescentes

1. A adolescência contemporânea

Não fica restrita aos sete anos ‘teen’ que separavam a infância da idade adulta. É um longo período caracterizado por transformações bio/psico/sociais. Há inúmeras mudanças físicas, como o aparecimento de caracteres sexuais secundários (mamas, pelos, etc.), crescimento acelerado, aquisição de capacidade reprodutiva, que podem gerar estranheza e dificuldade de aceitação do próprio corpo. O adolescente busca uma nova identidade. Não é mais criança, mas ainda não lhe cabe o figurino de adulto.

 

2. Outras características típicas da adolescência

Inexperiência e imaturidade, picos de idealismo, ações por impulso, busca de novas experiências, exposição maior a riscos, contradições, flutuações de humor, desejo de ser independente, timidez quando sozinho e exibicionismo em grupo, etc.

7 Dicas para entender e educar filhos adolescentes psicoafins

 

3. O relacionamento com os pais

De oposição, conflitado e distante, sendo isso natural da adolescência típica, pois o jovem precisa convencer a si e ao mundo que já se basta e que não precisa mais deles.

 

4. Como os pais devem agir

Devem compreender a fase que o filho está vivendo, mas nem por isso deixar tudo por conta e vontade do adolescente (horários, escolhas etc.). A educação é função pessoal e intransferível dos pais, mesmo que o casal tenha se separado e constituído uma nova família.

 

5. A importância do grupo

O adolescente busca aproximação com seus iguais, facilitando identificações e comparações. O grupo é um importante referencial, pois conforta perceber que há outros vivenciando as mesmas coisas que ele, daí usarem roupas parecidas, mesmos cortes de cabelo etc.

 

6. Limites

São a semente do comportamento social e elemento de proteção para os filhos. Com adolescente é possível fazer acordos, que devem ser cumpridos sempre, sem barganhas ou blefes. Os pais devem estar cientes da importância, persistência e coerência dos limites na educação. São eles quem darão segurança e referências ao jovem quando adulto. Mesmo com a oposição do adolescente, as referências da família são interiorizadas e serão importantes na idade adulta, facilitando seus relacionamentos pessoais e sua inserção na vida profissional. Saberá lidar melhor com hierarquia e agir com mais paciência, persistência e determinação.

7 Dicas para entender e educar filhos adolescentes psicoafins

 

7. Quando procurar ajuda profissional?

Quando o comportamento do adolescente estiver gerando angústia e interferindo na dinâmica de toda a família, quando estiver muito confuso quanto à suas escolhas profissionais ou quando sua angústia estiver interferindo em seu rendimento escolar, relacionamentos, etc.

 

Confira o vídeo que ilustra todas as fases da puberdade:

 

Agora que já demos as dicas, procure entender e perceber melhor os sinais do seu filho.

Não deixe de acompanhar nosso Facebook para mais dicas como essas!

Leia também em nosso blog Dicas de livros para incentivar a leitura das crianças e Seu filho faz birra? Saiba como lidar! Além de acompanhar nossas Pílulas semanais!

E lembre-se, a terapia pode te ajudar!

7 Dicas para entender e educar filhos adolescentes

email

You may also like