O QUE É PSICOTERAPIA?

A psicoterapia é um processo que possibilita que a pessoa, com a intervenção do terapeuta, acesse e entenda os conflitos que a angustiam e aprenda a lidar com eles. Isto contribui para o desenvolvimento e amadurecimento pessoal e elimina os impedimentos para uma vida mais saudável e feliz.

 

QUE PROBLEMAS PODEM SER ABORDADOS NA PSICOTERAPIA?

Estresse, depressão, insônia, relação homem/mulher e pais e filhos, fobias, luto, acontecimentos traumáticos do passado, síndrome do pânico, TOC ou qualquer tema que cause sofrimento.

 

AS PSICOTERAPIAS SÃO TODAS IGUAIS?

Não. Existem muitos tipos de psicoterapia, cada qual com uma base teórica que explica o funcionamento do psiquismo e com técnicas específicas de intervenção.

 

O QUE É A ANÁLISE PSICODRAMÁTICA?

É uma técnica que deriva do Psicodrama, idealizado por Jacob Levy Moreno, que foi se transformando com o tempo, até que o Dr. Victor Dias cria uma abordagem com teoria própria, que permite a entrada no mundo intrapsíquico do indivíduo utilizando técnicas específicas para acessar e tratar as patologias.

 

QUAL O MOMENTO DE BUSCAR UMA PSICOTERAPIA?

  • Quando a pessoa não encontra recursos próprios para lidar com situações que causam angústia, sofrimento ou insatisfação;
  • Quando a pessoa vive constantemente infeliz com o curso de sua vida e não encontra forças internas para promover uma mudança;
  • Quando a pessoa quer se conhecer melhor.

 

A PSICOTERAPIA REALMENTE FUNCIONA?

Sim. A eficácia da psicoterapia já está amplamente demonstrada, mas é absolutamente indispensável que a pessoa realmente queira fazê-la.

O indivíduo que se submete à terapia obrigado por qualquer circunstância, dificilmente alcançará bons resultados.

 

QUANTO TEMPO DURA UMA PSICOTERAPIA?

Não há possibilidade de prever a duração de uma psicoterapia, podendo durar meses ou anos. Há pessoas que se sentem melhor após poucos meses, pois conseguiram trabalhar os conflitos mais superficiais de seu psiquismo e até resolvem parar o processo.

No entanto, acessar os conflitos mais profundos pode demorar alguns anos.

 

É MUITO CARO FAZER TERAPIA?

Os preços variam, mas há muitos profissionais que não se negam a conversar sobre as possibilidades financeiras do paciente acordando um preço que ele possa pagar. Pode também indicar um profissional que o atenda por um preço mais acessível.

E SOBRE O SIGILO?

É uma condição imposta pelo código de ética da profissão. Sua violação pode implicar em sanções para o profissional.

 

OS MEDICAMENTOS SÃO SEMPRE NECESSÁRIOS?

Quando os sintomas estão prejudicando a rotina da pessoa, a medicação pode ser uma importante aliada da psicoterapia.

Mas é importante frisar que é a psicoterapia que trata a causa dos conflitos, obtendo um efeito mais eficaz e duradouro, enquanto a medicação só alivia os sintomas. A medicação é prescrita por um médico psiquiatra.