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1 PSICOAFINS | Insônia, Dificuldade para dormir

Insônia, quem consegue dormir com esse barulho?

O sono, assim como a alimentação, é de vital importância à nossa saúde psíquica, emocional e biológica.

Ele nos restaura e revigora!

Sua dificuldade para dormircurto ou médio prazo, afeta o equilíbrio de todo o organismo, desencadeando irritabilidade, envelhecimento precoce, propensão à obesidade, infecções, hipertensão, diabetes, alterações de humor, comprometimento do sistema imunológico e diversas outras disfunções.

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Mesmo com tantas informações disponíveis e tão acessíveis a qualquer pessoa, a insônia é uma das queixas mais comuns em saúde mental.

Caracteriza-se pela dificuldade para dormir, pela dificuldade em permanecer dormindo ou pelo despertar precoce.

Calcula-se que pelo menos um terço da população adulta tenha alguns dias de insônia durante um ano. Passar uma ou outra noite em claro não é nada agradável, mas pode acontecer com qualquer um.

A espera de uma resposta de trabalho, uma crise no relacionamento, a expectativa de uma festa muito aguardada, uma decisão importante que precisa ser tomada, e tantos outros motivos podem contribuir para uma noite sem pregar os olhos, ou a chamada insônia de curto prazo.

Mas cuidado!

Ela pode se tornar intermitente (vem e vai) ou crônica (constante) se ocorrer na maioria das noites ou durar mais de um mês.

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O que causa a insônia?

Já é sabido que os horários irregulares para dormir e acordar, atividades físicas intensas à noite, consumo de cigarros e de produtos com cafeína próximos da hora de dormir, dentre outros hábitos, atrapalham o sono.

O envelhecimento, histórico de depressão e alguns medicamentos também podem tornar algumas pessoas mais suscetíveis à insônia.

E se precisamos de tranquilidade para poder adormecer, o panorama atual também não contribui em nada para isso. Há uma avalanche de situações e estímulos acontecendo em velocidade e volume tão intensos (insegurança econômica e política, problemas sociais, crise econômica gerando desemprego, instabilidade climática, bombardeio ininterrupto de informações) que dificultam ou impossibilitam nossos processamentos e absorções naturais e necessários, gerando ansiedade, estresse, frustração, depressão, impotência, e claro, insônia!

Em meio a tantos estímulos, não queremos perder nada! Será que precisamos de tantas informações e em períodos tão curtos de tempo?

Facebook, e-mails, internet, TV, Twitter, Instagram, WhatsApp, tudo nos mantendo conectados e ligados 24 horas por dia.

É bastante frequente o uso de estimulantes, drogas ou outros meios que reparem o gasto enorme da energia destinada na tentativa de conseguir dar conta de tudo.

Vale aí a reflexão: No que realmente é importante dedicar minha atenção?

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Quais são as consequências da dificuldade para dormir?

 

Além do sofrimento em não conseguir pregar os olhos a noite toda ou o suficiente para cada organismo (muita gente se sente satisfeita com 5 ou 6 horas de sono), o insone pode sofrer padecimentos também durante o dia: irritabilidade, cansaço, baixa energia, mau humor, dificuldades de memorização e sonolência, baixo rendimento profissional, ou seja, um sono sem qualidade acarretará também um dia de baixa qualidade.

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E então… dá pra dormir com esse barulho?

No dia-a-dia levamos uma vida estressada e acelerada, dormimos colados ao celular, comemos mal e rapidamente, abusamos de medicamentos, mantemos hábitos há muito condenados, dedicamos pouco tempo às atividades físicas, ao lazer e à vida social e familiar.

À noite, quando deveríamos estar tranquilos para desfrutarmos de boas horas de sono, estamos entupidos de informações, cenas, urgências, angústias e ansiedades nos mantendo pilhados, “acordados” para a “realidade” externa e pouco conectados com nosso íntimo e com a tranquilidade necessária para um sono também tranquilo e reparador.

Para termos uma boa noite de sono, é de vital importância a capacidade de discernimento (escolher o que guardar e o que descartar), saber colocar limites internos e externos, saber ganhar e saber perder, filtrar as informações, aprimorar o senso de prioridade, além da escolha por hábitos saudáveis.

A dica de filme com essa temática é Insomnia, de 2002. Vale a pena!

 

https://www.youtube.com/watch?v=1OY5J11CWrE

 

Você já leu nosso artigo sobre A Prática de Yoga, ela pode ajudar!

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