Mau humor persistente? Você é mal-humorado? Saiba como lidar com isso.

Mau humor persistente: característica pessoal ou doença?

Sabe aquele sujeito azedo, que vive reclamando de tudo, vê sempre o lado negativo das coisas e se irrita com facilidade?

É o conhecido mal-humorado!

O ser humano possui um equilíbrio físico e mental.

O humor é resultado desse equilíbrio, o pano de fundo ou a somatória das nossas emoções e funcionalidade do nosso organismo, nosso estado de ânimo, ou o popular estado de espírito.

Depende do nosso equilíbrio físico (Alimentação, sono, exercícios físicos, química cerebral) e Mental (modo de encarar a vida, capacidade de compreender, lidar com expectativas e frustrações).

Quando estes fatores estão em harmonia, ou equilibrados, temos uma possibilidade maior de poupar energia e dessa maneira, encaramos a vida com positividade e bom humor.

Claro que todos estamos sujeitos a um dia de cão!

Você se lembra do dia em que ficou preso no congestionamento e perdeu a entrevista de emprego? Ou aquele dia em que nada deu certo? Nada mais natural do que ter ficado de mau humor.

Ele ocorre quando vivemos uma situação desagradável ou complicada e se amplifica quando aliada a um desgaste energético, como uma noite mal dormida ou uma alteração hormonal, por ex., sendo um episódio esporádico e passageiro.

O mal-humorado, ao contrário, tem episódios mais frequentes de mau humor. É uma característica influenciada pelo desequilíbrio corpo/mente e por aspectos genéticos e ambientais

Mau humor persistente ou patológico:

Há também os casos onde a nuvenzinha negra se instala e o mau humor persistente, repetitivo e sem motivo. É o mau humor patológico, uma forma crônica e mais branda de depressão, chamada Distimia.

Diferentemente da depressão, não deixa a pessoa apática e sim negativista.

Neste caso, o tratamento com psicoterapia e/ou medicação é necessário.

O mal-humorado patológico sofre, dificilmente sente prazer ou alegria e tem prejuízos principalmente relacionais, tendendo ao isolamento.

No mau humor ou na distimia,

A psicoterapia pode ajudar!

Leia também se você é uma pessoa assertiva, em nossas Pílulas da Psicoafins em Assertividade e como identificar os sintomas da Depressão em nosso Blog!

email

You may also like