Por que eu não consigo namorar?

Por que eu não consigo namorar?

Esta tem sido uma queixa frequente, principalmente entre as mulheres chegando perto dos temidos trinta anos!! Os homens estão menos oprimidos por essa urgência, pois neste quesito, sofrem menor cobrança externa.

Com o sonho de casar e ter filhos e a idade avançando, o relógio biológico feminino desperta e apita, tornando muito difícil conter a ansiedade.

O pegador, aquele que fica com várias mulheres, ainda tem mais ibope que aquele que se mantém fiel a uma namorada apenas.

 

Dúvidas

Por que os homens não estão dispostos a assumir um relacionamento sério, um compromisso?

Por que não telefonam ou mandam mensagem depois de uma noite em que o sexo acabou rolando? “Não devia ter dado para ele!! Devia ter segurado mais!” – queixam-se elas.

 

Escolhas erradas

Tenho o dedo podre”, algumas dizem, com a certeza que o problema é não saber escolher os parceiros, muitas vezes agarrando-se a relacionamentos desgastados ou até nocivos pelo medo de não encontrarem a alma gêmea.

Por que eu não consigo namorar?

Medo de ficar sozinha

O medo de ficar sozinha é descrito como se fosse uma mancha, como se fosse um “mau cheiro”, definiu uma paciente minha, “como se todos pudessem perceber que tem algo errado comigo”.

A nuvem negra da solidão se instala, castigando quem acredita que tem ou fez alguma coisa de errada.

A ansiedade de ficar sozinha, por depositar grande expectativa no outro como o grande salvador, pode acabar afastando os pretendentes, tornando factível que a profecia se cumpra.

Impossível para qualquer pessoa a tarefa de completar uma falta que não é sua. Aquela ideia de encontrar a “tampa da panela” ou a “metade da laranja” é falsa e só traz ilusões de príncipes e princesas encantados.

 

Por que eu não consigo namorar?

Assisti a um filme chamado “Penélope”, que conta a história de uma menina que foi amaldiçoada por uma bruxa e nasceu com o nariz de porco. Só teria o nariz normal quando se casasse. Sua mãe, na tentativa de protegê-la de um mundo que não saberia lidar com o diferente (não sabendo ela mesma como lidar com este aspecto da filha), a mantém trancafiada em casa.

Por que eu não consigo namorar?

 

Ela cresce sem amigos ou contato com outras pessoas, com exceção dos pais e empregados. Quando chega à idade de namorar, a mãe, ansiosa para o enlace da filha e a quebra da maldição, continuamente reúne alguns pretendentes que sempre fogem apavorados quando a moça aparece revelando aquele nariz.

Num determinado momento Penélope decide fugir de casa e muita coisa acontece, mas o auge do filme é quando ela descobre que de fato se aceita como é. Neste instante a magia se dissolve e seu nariz fica normal, embora para ela isso já não seja importante.

 

Tem algo errado comigo?

Todos nós temos um “nariz de porco”, uma singularidade que pode ser sentida como algo errado, quando assimilamos a ideia que temos que corresponder às expectativas externas, que temos que ser iguais aos outros. O ingresso constante de valores, regras, moldes e normas em nosso espaço interno ocasiona uma pressão que nos distancia de nossa verdadeira natureza e equilíbrio. Desta maneira, a falta e a incompletude são sentidas e daí a ilusão da busca de se completar no outro.

A não aceitação de nossa natureza inevitavelmente é projetada em nossos relacionamentos ou nos possíveis candidatos, nos tornando exigentes e potencialmente críticos.

Quando assumimos e respeitamos nossa diferença, entendemos que não possuímos defeitos e o nosso “nariz de porco” se transforma em exuberância e graça. Podemos então, nos aceitar e aí estamos aptos a encontrar outro “nariz de porco”, para viver uma história de amor possível e real.

O que fazer?

Se a falta de um namorado estiver sendo vivida como algo muito dolorido e angustiante, talvez seja preciso, primeiro, que você se apoie e se aprove mais. As pessoas querem um relacionamento maravilhoso com alguém, mas não estão dispostas a terem um relacionamento maravilhoso consigo próprias.

 

Dicas para elevar a autoestima:

  • Faça cursos, viaje sozinha ou com amigas, não espere um namorado para começar a ser feliz. Seja feliz agora mesmo!
  • Aprenda a respirar corretamente. Isso alivia MUITO a ansiedade e é a forma mais eficiente de conexão com o interno. O mundo externo é cheio de apelos, informações superficiais, moldes e modelos que criam dependências emocionais.
  • Relaxe e reveja suas expectativas. Com certeza há homens procurando relacionamentos sérios também.
  • Seja feminina. Cuide de você. Para você!
  • Reconheça sua sensualidade.
  • Valorize seus pontos fortes e interessantes, aceitando ou, no mínimo, tentando conviver bem com o que não dá para mudar.
  • Observe como está sua autoconfiança e autoestima. Se você não gostar de si mesma, porque o outro vai gostar? Ninguém pode suprir sua carência afetiva, senão você mesma. Não projete suas necessidades emocionais no outro.
  • Seja você! Permita-se ser você mesma! Você é única!!
  • Enquanto estiver sozinha, pratique a arte de desfrutar de sua própria companhia. Assim, você estará apta para somar e compartilhar a plenitude de ser você mesma em um relacionamento a dois.

 

Veja o trailer do filme e curta nossa dica:

 

Já curtiu nossa página no Facebook? Curta e fique atualizada com nossas matérias no blog!

Leia em nossas Pílulas: Assertividade, Mau Humor e Carisma e em nosso Blog:A paixão resiste ao casamento?

email

You may also like