O que você sabe sobre a Bipolaridade?

Outrora denominada psicose maníaco depressiva, o transtorno bipolar, ou bipolaridade, é uma doença mental que, em sua forma mais clássica, alterna, ao longo da vida, episódios de depressão e mania (euforia), causando forte impacto na vida e na rotina de quem dela sofre.

Durante o período depressivo, a pessoa apresenta humor deprimido e pouca ou nenhuma disposição para cumprir seus compromissos, sejam eles de trabalho, sociais ou pessoais.

A vida sexual fica prejudicada, há alterações no apetite, no sono, falha na concentração e na memória e dificuldade psicomotora.

Sentimentos de inutilidade e ideias de morte podem ocorrer com pensamentos ou tentativas de suicídio.

A depressão rouba a vontade de viver e deixa a vida descolorida.

Quando a fase depressiva perde força, a pessoa encontra-se debilitada e frágil emocionalmente.

Após o episódio depressivo, pode ocorrer um período de estabilidade ou o bipolar pode passar para a fase maníaca, quando seu humor fica persistentemente elevado, expansivo ou irritável.

É acometido de ideias grandiosas e sentimentos de poder.

Fica desinibido e pouco crítico. Pode se colocar em situações de risco seja em relação a finanças, abuso de álcool ou drogas, ou sexo desmedido e sem prevenção.

Sabe-se que os transtornos bipolares estão relacionados a alterações no cérebro e que as crises podem ser desencadeadas por fatores do meio ambiente, como o estresse, seja por motivos positivos ou negativos.

É uma doença sem cura, mas que pode ser bem controlada com uma medicação eficiente.

A psicologia pode ajudar trabalhando os conflitos que desencadeiam as crises e na adesão do doente à medicação e a um estilo de vida mais favorável.

 

A terapia pode te ajudar!

 

bipolaridade

Leia também nossos artigos sobre Insônia, quem consegue dormir com esse barulho? , Síndrome do Pânico: o medo de sentir medo e ainda Somatização, quando o corpo fala pelo psicológico.

email

You may also like