PsicoAfins | Por que é importante a prática de Yoga?

Por que é importante a prática de Yoga?

Você já se perguntou sobre a importância da prática de Yoga?

Se sim, a resposta é simples: é um instrumento que promove ampla sensação de bem-estar físico e mental, beneficiando seu dia-a-dia, auxiliando a enxergar a vida de forma mais leve, consciente e feliz.

Muitas vezes o uso de tranquilizantes e álcool, é um dos recursos utilizados na busca de alívio contra o estresse e tensão que a agitação da vida moderna nos submete. A prática de Yoga é um caminho saudável para este combate, além de reduzir a ansiedade e impulsionar a qualidade de vida.

Tem a vantagem de poder ser praticada em qualquer idade e por qualquer pessoa, não necessitando ser um místico ou iniciado.

 

O que é?

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A palavra Yoga tem em sua origem duas raízes sânscritas, a primeira com o significado de “entrar em contemplação, meditar”, e a segunda de “atar, ligar, unir”.

Seu principal objetivo é integrar corpo e mente e fazer a conexão com a alma ou a pura essência do indivíduo. Portanto, é bastante difundida e praticada pelos que procuram viver de forma mais equilibrada, harmoniosa e com maior compreensão de si mesmo.

Surgiu há milhares de anos na Índia. O nome de Patanjali tem sido frequentemente identificado como seu fundador.

Muito mais que um conjunto de posturas (Asanas) e práticas respiratórias (Pranayamas) que proporcionam equilíbrio físico e mental, resistência, força, flexibilidade, a melhora dos sistemas imunológico, digestivo, reprodutor, etc., o Yoga é uma filosofia de vida baseada em vivência simples e pensamento elevado. Conforme praticada, as qualidades das posturas vão sendo integradas à nossa personalidade, modificando nossos padrões de comportamento e tudo ao nosso redor.  A afirmação “você não faz Yoga, o Yoga faz você”, constantemente repetida por muitos iogues, parece ilustrar muito bem essa filosofia.

 

Principais modalidades ou estilos de Yoga

Existem várias modalidades difundidas no Ocidente, com diferenças conceituais e filosóficas entre elas. O importante é experimentar para escolher aquela com a qual você mais se identifica.

 

  • Hatha Yoga – engloba a maioria das práticas físicas que achamos facilmente hoje no ocidente. Hatha: Ha significa sol e é representado pela alma. Tha significa lua, que representa a consciência, a mente. Portanto, Hatha Yoga é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina. Isto é conseguido através da união da mente com a alma.

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  • Vinyasa – prática mais vigorosa que combina uma sequência de posturas à respiração ritmada para um trabalho corporal intenso. Neste grupo, encontram-se Ashtanga Yoga, Power Yoga e Bikram Yoga (ou Hot Yoga).

 

  • Iyengar Yoga – modalidade que dá mais atenção aos detalhes, onde as posturas são sustentadas por mais tempo para que o praticante consiga perceber e trabalhar melhor seu corpo, buscando sempre um balanceamento ideal e alinhamento de todos os músculos e articulações.  Utiliza-se de inúmeros acessórios que permitem que todos possam executar as posturas, extraindo delas o maior benefício possível.

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  • Yoga Integrativa e Yoga Integral – têm estilos mais suaves e são facilmente encontrados.

 

  • Kundalini Yoga ou Yoga da Consciência – práticas dinâmicas, energizantes e objetivas, levando o praticante a perceber o movimento da energia dentro de si e ao redor do seu corpo e assim, conscientemente, começar a direcionar esse fluxo energético para estimular e acordar os Chakras (vastas e confinadas piscinas de energia que, em nossos corpos, governam nossas qualidades psicológicas).

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Benefícios da prática de Yoga

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Recomenda-se sua prática no mínimo três vezes por semana. Os benefícios serão maiores se houver disciplina para execuções diárias. Muitos dos exercícios feitos em aula podem ser aplicados em casa, disponibilizando uma hora ao dia, uma roupa confortável e um tapete de yoga.  O corpo fica mais bonito, mas os benefícios alcançados com essa prática são inúmeros:

  • Diminui as dores devido ao aumento da produção de endorfina;
  • Aumenta a imunidade;
  • Combate o estresse;
  • Tonifica musculatura;
  • Fortalece tendões e articulações;
  • Normaliza as funções das glândulas;
  • Aprimora concentração e memória;
  • Aumenta a eficiência respiratória e cardiovascular;
  • Auxilia no combate à depressão, ansiedade e compulsões;
  • Normaliza a pressão arterial;
  • Melhora quadros de fibromialgia;
  • Intensifica a desintoxicação orgânica.

Uma alimentação adequada, preferencialmente o mais livre possível das toxinas, é aconselhada. Costumo indicar a prática do Yoga aos meus pacientes e constato uma visível melhora nos quadros depressivos, ansiosos e compulsivos, além de acelerar o processo terapêutico.

 

Depoimentos de pacientes

A prática do Yoga, aliada à minha terapia, me trouxe benefícios físicos e emocionais, traduzidos em bem-estar e tranquilidade, com visível melhora da minha ansiedade.

Hoje posso dizer que tenho maior consciência de meu corpo e suas necessidades, consciência de minhas emoções e reações e também significativa melhora  no meu dia a dia e em minha vida, comigo mesma e com os outros ao meu redor.

 – Julia F.

Confesso que resisti um pouco para dar início às suas sugestões de praticar yoga. Achava que era coisa para contorcionistas ou que fosse muito parado. Mas hoje, depois de 6 meses de prática, reconheço que tive bastante melhora. Me percebo mais dentro de mim mesma e com maior facilidade em identificar o que sinto. Isso foi um acelerador na terapia.

 – Monica T.

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“A ideia de alinhamento na prática de Yoga não tem nada a ver com uma estética exterior ou com uma simetria perfeita da posição do corpo, mas sim diz respeito a uma percepção integral de si mesmo, a uma estética da presença.”

 – Tales Nunes

(Sociólogo e mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina)

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