Psicoterapia de Adulto


 

psicoterapia de adulto

O que é ser adulto?

No enfoque biológico, significa que o indivíduo já está pronto para a reprodução e tem estabelecida uma identidade sexual.

Do ponto de vista psico/social, é adulto quem tem independência emocional, um sistema individual de valores e consegue assumir responsabilidades por suas escolhas e atos. Tem compromisso com o trabalho e independência econômica e financeira.

Quando o adulto decide fazer terapia?

Geralmente por uma causa específica ou indefinida. Ele está vivendo em sofrimento e vê falharem as tentativas de resolver sozinho sua angústia e dor.

Também é um instrumento para quem, independente de sintomas ou angústias, quer se conhecer melhor. Portanto, a psicoterapia de adulto é um processo destinado a quem quer compreender os fatores que estão gerando uma queixa específica, um sintoma, ou busca o autoconhecimento.

A Psicoterapia de Adulto, favorece o amadurecimento e o crescimento pessoal, e leva a pessoa a se reconstruir ao abrir novas possibilidades de encarar o mundo.

Quais são os receios de buscar uma terapia? Como é a relação com o(a) terapeuta?

Muitas pessoas têm medo de fazer terapia por recearem expor sua intimidade a um estranho, com a fantasia de serem julgadas e criticadas. Para o aprofundamento de questões íntimas e pessoais é importante existir um clima, criado pelo terapeuta, de acolhimento, confiança e proteção.

Há também o receio da pessoa ficar dependente do(a) terapeuta. Um bom processo terapêutico, ao contrário, favorece o auto-conhecimento e a independência.

Quem busca a psicoterapia de adulto individual?

A pessoa que está confusa quanto ao seu projeto de vida, tem dificuldades em sua vida afetiva, sexual, familiar ou profissional, tem sentimento de vazio e abandono, problemas com a imagem corporal, tristeza constante ou depressão, problemas alimentares, traumas infantis, síndrome do pânico, agressividade, etc.

Divórcio, luto, aposentadoria ou doença grave também são situações que fazem a pessoa buscar ajuda psicoterápica.

Sobre as sessões

Todas as nossas sessões para psicoterapia de adulto, são previamente agendadas, têm duração aproximada de 1 hora.

Geralmente combinamos a frequência das terapias mas geralmente são feitas 1 ou 2 vezes por semana.