sera que me casei com um narcisista blog psicoafins

Será que meu marido é Narcisista?

No início do namoro foi difícil resistir ao charme e entusiasmo daquele rapaz atraente e divertido, que exalava brilho por todos os poros e ainda era tão atencioso.

Após alguns meses, o relacionamento tinha mudado um pouco, mas o casamento já estava agendado. Depois do casamento os problemas se intensificaram e o rapaz, antes cheio de qualidades positivas, se mostrou um verdadeiro algoz. Será que meu marido é Narcisista?

Será que meu marido é Narcisista? Veja como identificar no blog da Psicoafins

Será que meu marido é Narcisista?

O narcisista é o mesmo no trabalho ou nas relações sociais. Porém, na vida social, não é reconhecido à primeira vista, pois suas características são capazes de seduzir quem está em seu entorno. Com o tempo, as pessoas o veem como realmente é.

Já a parceira do narcisista é rapidamente frustrada ao se dar conta que está ao lado de uma pessoa arrogante, com grande necessidade de admiração, egoísta, vaidosa, que exagera sua própria importância, manipuladora, exigente e a quem falta empatia. E que acredita ser especial.

O relacionamento com um Narcisista: Do céu ao inferno em pouco tempo

O início apaixonante e ardente é logo substituído por um relacionamento frio e privado de emoção.

Viver com um narcisista é estar com alguém que acredita ter total direito sobre a parceira, incluindo suas emoções, seu tempo, suas necessidades. Isto destrói sua autoestima e torna espinhoso seu dia-a-dia. Mergulha em um clima de negatividade, ansiedade, impotência, raiva e frustração.

Suas necessidades são postas de lado, para atender às necessidades do parceiro. É um amor tóxico e como tal envenena a vida.

Será que meu marido é Narcisista?? Será que me casei com um narcisista?

O que não esperar de um Narcisista

Que valorize a autoestima e autonomia da parceira

Por ser uma pessoa controladora e manipuladora interfere nas escolhas, decisões, gostos e necessidades da mulher, que assumirá que as exigências e critérios do parceiro são mais importantes do que os seus. Nesse ponto, sua autoestima e autossuficiência estarão rebaixadas, não confiando mais no seu critério de julgamento.

Aos poucos, a pessoa se torna tão dependente do parceiro narcisista que será incapaz de tomar decisões sozinha ou sem ouvir sua opinião.

Que aceite a parceira como ela

Intolerante, o narcisista é um crítico implacável de sua companheira, ressaltando sempre suas falhas e deficiências, sem nunca reconhecer suas qualidades e virtudes. Critica sua aparência ou seu comportamento, fazendo-a sentir-se insegura e inadequada.

Com esta estratégia, em pouco tempo a mulher estará se sentindo inferior e por mais que tente agradá-lo, nunca será suficiente, pois sempre haverá algo que considera inapropriado ou errado: uma roupa imprópria para uma situação, um objeto fora de lugar em uma casa sempre impecável ou o cargo que exerce que não tem prestígio suficiente.

Que assuma culpa

Na vida cotidiana, se algo der errado, o narcisista estará sempre pronto a culpabilizar sua parceira, que assumirá o papel de bode expiatório. Jamais diz que a culpa é de ambos ou somente sua. Não importa sob qual circunstância, a culpa por algo ruim nunca é dele. O narcisista não quer ser visto como carrasco (papel que atribuirá à companheira), somente como vítima.

Os méritos, ao contrário, são exclusivamente seus.

Que não seja tão exigente e controlador

Controlador e vaidoso alimenta seu ego certificando-se que as outras pessoas atendam às suas exigências, que serão sempre crescentes. Da parceira, o narcisista exige níveis de dedicação e sacrifícios elevados, até o ponto em que estará todo tempo à sua disposição. Ao contrário, se a parceira pedir-lhe um favor, nunca estará disponível.

Que seja bom amante e marido fiel

Geralmente, depois de alguns meses de vida em comum, as relações sexuais escasseiam, tornando-se mecânicas e desprovidas de calor e envolvimento. O narcisista tem uma baixa energia sexual e tenta compensar isso com novas conquistas.

Infiel, o narcisista trai pela necessidade de que outras mulheres confirmem sua autoestima, por não se sentir satisfeito com o que já tem e para experimentar novas emoções, embora raramente se separe da companheira de anos.

Que ele mude seu jeito de ser

É perda de tempo tentar mudá-lo. Algumas pessoas tentam mudar um narcisista através do diálogo, porém tais tentativas sempre acabam em frustração.

Um narcisista dificilmente muda salvo se fizer uma psicoterapia de longo prazo.

Será que meu marido é Narcisista? Veja quais são os comportamentos mais comuns e como lidar com isso no Blog da Psicoafins

Que outras características tem um Narcisista?

  • Não se mostra como de fato é;
  • Considera-se superior aos outros;
  • Não gosta de acatar ordens;
  • Não faz elogios e nem faz questão de ser educado;
  • Cerca-se de pessoas que o adulem e admirem.

Como se separar de um marido narcisista?

Geralmente, uma mulher com boa autoestima não leva adiante um relacionamento com um narcisista por não estar disposta ao auto sacrifício. O narcisista atrai mulheres mais carentes, que, a princípio, se sentem orgulhosas de terem sido escolhidas por ele.

Não é simples deixar um narcisista (por todos os motivos acima citados) e visto que vai tentar, frequentemente, reatar o relacionamento. Com a separação a mulher recupera sua qualidade de vida e sua autoestima. Se não quiser se separar, é importante que estabeleça limites rígidos, já que o marido a vê como uma extensão de si próprio. Uma psicoterapia é de vital importância em qualquer escolha.

Ao narcisista também é indicada uma psicoterapia, mas julgando-se superior e faltando consciência de que tem um problema, dificilmente optará por ela.

A origem do Narcisismo

Será que meu marido é Narcisista?? Blog da Psicoafins te conta quais são os comportamentos mais comuns e como lidar com isso.

*Echo and Narcissus | Obra de arte | Artista: John William Waterhouse | Material: Tinta a óleo | Criação: 1903

Na mitologia grega Narciso era filho do deus do rio Céfiso e da Ninfa Liríope. Quando nasceu, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino, pois ficaram muito assustados com sua rara beleza.

A resposta foi que teria vida longa se nunca visse a própria face (se visse sua imagem no espelho sua reação seria imprevisível). Muitas moças e ninfas se apaixonaram por Narciso, mas ele nunca se interessou por nenhuma, desprezando-as de modo cruel.

A ninfa Eco, apaixonada por ele, definhou até a morte, restando apenas seus gemidos. As moças desprezadas pediram aos deuses que as vingasse. Nêmesis apiedado delas induziu Narciso, depois de uma caçada, a debruçar-se para beber água de uma fonte.

Viu seu rosto refletido na água e se apaixonou pela própria imagem. Acabou morrendo, nesta posição de contemplação.

Ou seja, Narciso nasceu com um dom (beleza) que se transformou na sua perdição. Enamorou-se de si mesmo e caiu no erro de confundir-se com sua própria imagem na água.

O Narcisismo Saudável e o Núcleo Narcísico

Todos têm uma dose saudável de narcisismo que ajuda nos relacionamentos com o mundo, auxiliando na própria consciência e dos outros.

Há várias teorias que explicam o narcisismo patológico. Para a Análise Psicodramática, na fase de estruturação da personalidade, a criança que teve um clima inibidor muito intenso, ficará com uma patologia narcísica, ligada à autoestima.

A criança não se relaciona com seu EU verdadeiro e sim com a imagem. Fica com exacerbação do Conceito de Identidade e com uma grande rigidez. A defesa Narcísica acarreta um culto à perfeição e uma percepção distorcida do outro e de si mesmo.

 

Segundo as estatísticas, há 75% de homens entre todos os narcisistas.

 

Já leu a matéria Por que é tão difícil terminar um casamento?

 

email

You may also like